Tiro, porrada e bomba 🔵

 



De última hora, me chamam para assistir a um jogo no Pacaembu. Eu já estava conformado que veria aquele jogo no conforto do meu sofá. Mas amigo serve para te “pôr em fria”. Filas, talvez brigas e tentar comprar ingressos no Canindé. O sossego seria substituído pela aventura. Corinthians e River Plate (Argentina), Taça Libertadores da América, o Timão estava bem. Por que não?


Um amigo pertencia à Gaviões da Fiel e, sem questionar, foi nos guiando até o núcleo nervoso da torcida organizada. A próxima etapa talvez fosse assaltar um banco, mas até ali, por que não? O grande diferencial, até aquele momento, era ficar cantando, pulando e batendo palmas. Lembrando dos tempos de escola, eu jurava que essa parte ficava com as meninas, enquanto eu jogava. Se é para dar uma força ao time, por que não?


A equipe estava perdendo e ficando nervosa. A torcida perdia a paciência e também ficava nervosa, só que a diferença é que enquanto os jogadores apenas tomavam gols e erravam passes, a Gaviões prometia agressão física e ameaçava a equipe de morte. E eu entre os possíveis assassinos.


O clima estava cada vez mais estranho, pesado mesmo. Refletindo, cheguei à conclusão de que aquele não era um dia legal para ver um jogo no meio da Gaviões da Fiel, e que a definição “torcida organizada” era apenas um eufemismo. Mas esse intuito virou uma questão de honra, o desafio da minha vida. E nessa toada fui, chamando a Polícia Militar pra porrada e ameaçando de morte os jogadores e a torcida adversária.


Aquilo tinha virado um barril de pólvora, e alguém acendeu o pavio. Parte considerável da facção desceu e, sem pedir licença, abriu o portão que dava acesso ao gramado. Sem querer, eu estava fazendo parte de uma massa, com o ímpeto dos seguidores de Gengis Khan, ensandecida e sedenta por sangue; ou um bando de fanáticos dispostos a cometer suicídio coletivo. Eu não saí de casa querendo essa experiência.


O dilema estava na mesa: eu poderia agir como alguém que se sentiria arruinado porque perdeu uma partida de futebol e ser temido eternamente por ter uma foto na capa do jornal adentrando o prédio da Polícia Civil; ou fugir dali porque eu sabia que aquilo era apenas um jogo. Pessoalmente, eu tinha muito a perder e precisava manter a ficha limpa. Não tive dúvida, saí daquela arquibancada.


O nosso grupo estava disperso. Meu amigo estava alucinado, querendo invadir o campo. Apesar de ele ser mais alto que eu, puxei-o para fora do estádio. Lá fora, parecia pior: brigas, balas de borracha, bombas, rojão disparado na horizontal, correria e ambulâncias. Clima de guerra no Pacaembu. 


O Corinthians perdera de três a um e estava eliminado de mais uma Libertadores. O combo da desgraça estava quase completo, só faltava eu apanhar da Polícia. A partir do momento em que escapei do estádio, quanto mais longe, melhor.


Isso foi um dia comum para uma derrota do Corinthians na Libertadores.



Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra