Arena Corinthians



O estádio do Corinthians é bombardeado por críticas de todos os lados, assim como as inúmeras maquetes que o antecederam. Nessa polêmica toda, existe a preocupação com relação à participação do governo nos gastos. O País seria bem melhor se a gritaria fosse dirigida, por exemplo, ao Congresso, aos escândalos de Brasília. Porém, se a pauta é o tão sagrado futebol, aí já é demais!

Eu penso que qualquer indício de corrupção deve ser investigado e punido (administrativa e criminalmente). Não parece ser o caso. Por trás desse tardio zelo pelas finanças do governo, existe muito preconceito (sem a patrulha do politicamente correto, pelo amor de Deus), demagogia e paixão clubística. Vejamos:

  • preconceito: por se tratar de Itaquera, periferia, fundão da zona leste, habitada por “gente diferenciada”. Tão longe... Quem rechaça meu argumento, reveja as infelizes, porém folclóricas, declarações do Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo;
  • demagogia: dizem que, em vez de um estádio, poderiam ser construídos vários hospitais. Pois bem, o estádio é privado; se ele não for levantado em Itaquera, aquela região ficará aguardando o desenvolvimento que já foi protelado por décadas; precisamos de hospitais, escolas, teatros, parques, estádios decentes etc. O gasto com arquibancadas móveis para a Copa 2014 normalmente é aplicado em grandes eventos, como Fórmula 1, carnaval, São Silvestre, shows etc;
  • paixão clubística: não é de espantar o temor que o argumento de que o corinthiano não tem “casa própria” não poderá mais ser usado. Além disso, o estádio do Morumbi foi apresentado à fórceps, como única alternativa para São Paulo sediar jogos da Copa do Mundo. Rapidamente, surgiram maquetes eletrônicas (que qualquer um faz no computador). Ora, quem já assistiu a um clássico no Cícero Pompeu de Toledo, sabe que ali não tem condições de receber a estrutura de um grande jogo. Eu não estou falando de tamanho, mas de logística, acesso e conforto. E dá-lhe o eterno mandatário do SPFC externando sua fúria e preconceito.

Mas, a Arena Corinthians ainda não existe. É verdade. Porém, quando existir...

Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra