Pesquisa encomendada


O Datafolha sempre aparece com pesquisas trazendo constatações que fogem do senso comum. A última, disse que a maioria do povo brasileiro acha que o STF acertou em soltar o Lula. Muitos podem até achar isso justo (?), mas essa decisão foi baseada na Constituição: ninguém pode ser preso sem que se esgotem os recursos, a não ser que a prisão seja preventiva. Ou seja, por casuísmo do ex-presidente, serão soltos outros bandidos de alta periculosidade, como assassinos, estupradores, pedófilos etc. É claro que o STF deu um “duplo twist carpado” judicial para libertar o Grande Líder. 

A pesquisa é direcionada de acordo com o local, amostra e tipo de pergunta. Essas consultas   fazem perguntas vagas -ou estranhas- e trazem dados genéricos, revelando muito menos a opinião do interrogado e mais a intenção de quem elaborou o escrutínio. Por exemplo, esta última, perguntou se o pesquisado sempre, às vezes ou nunca confiava nas declarações do Lula. Na terra de onde eu venho, ou se confia ou não, a variação disso é bipolaridade. Faltando muito tempo para as eleições, sempre são inventados alguns nomes para concorrer. Sérgio Moro estava lá, em 2018.

A pesquisa é a arte de torturar os números até que eles digam o que você quer. Esses questionários só funcionam fora de época eleitoral; quando podemos comprovar sua veracidade, na eleição, erram feio. Acredito que nomes ou opiniões que aparecem no topo dessas listas são para “formar a opinião pública”. O cérebro funciona assim: nós, humanos, tendemos a seguir possíveis ganhadores.

Perícias também são entregues ao gosto do cliente, afinal, o freguês sempre tem razão. Sempre que uma das partes, num crime, discorda da perícia da Polícia, contrata uma perícia particular -portanto um laudo particular. Assim, é lógico, está querendo um resultado favorável. Nesse caso, o perito entrega um laudo agradável ao contratante (cliente). 


A realidade é distorcida por narrativas. A narrativa é, muitas vezes, mera mentira. O viés de quem descreve o fato, faz com que a brasa seja puxada pra sua sardinha. Pesquisa encomendada tem que agradar quem a encomendou.

Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra