Entre tapas e beijos

 

Sempre ouvi falarem num tal de Quaquá, somente por isso não ignorava sua existência. Nenhuma atitude digna de citação concentrou as atenções no insignificante político. Sua insignificância moral não foi alterada, porém ele finalmente concentrou as atenções. O deputado federal resolveu um problema exatamente da forma que representa o oposto da política: a violência.


O deputado Messias Donato ganhou um presente de fim de ano. Recebeu um tapa do coleguinha petista Washington Quaquá. Donato não titubeou, não fez escândalo e não reagiu. Legal! Mas Donato subiu à tribuna e, fingindo ou não, chorou copiosamente. A demonstração de fragilidade é como carne fresca num rio cheio de piranhas. É necessário e estratégico reconhecer, os petistas e sua gangue são especialistas em fazer escândalo e são implacáveis quando farejam fraqueza.


Não sei se a alcunha do deputado do “tapa democrático” é a onomatopeia de um pato ou de uma gargalhada. O político gera dúvidas quanto a sua efetividade como parlamentar, contribuição como servidor público e intenções quando era prefeito de Maricá, Rio de Janeiro. No entanto, o surgimento de uma triste figura como essa revela o que é a nossa política, bem como propicia um olhar mais crítico para a direita conservadora.


Sempre preferi o discurso conservador e o liberalismo econômico. Infelizmente, a direita, que é alinhada com os valores e a política econômica que eu prezo, é incapaz, pilantra ou caricata. 


Incapaz: quando, mesmo com boas intenções, apanha (figurada e literalmente) dos “progressistas”. Sempre engrupida pelos esquerdistas, aponta os absurdos, filma e posta, nas redes sociais, os arbítrios e protocola ações inócuas.


Pilantra: sendo mais popular e majoritário, esse espectro político atrai aproveitadores por todos os lados. São os conhecidos “surfistinhas”, que “surfam” na onda Bolsonaro. Repetem o palavrório direitista; ostentam a “arminha” de mão; e exibem algum pano verde, amarelo ou azul.


Caricata: justamente, a “arminha” e o mantra (Deus, pátria e família), que são bons valores,  que caricaturizam e estigmatizam a direita. Fazem-na parecer quadrada e anacrônica.


Fui querer ver a política de perto e me decepcionei. O STF destrói provas de crimes com uma broca (no estilo ”não tem nada pra ver aqui”), o Executivo acoberta uma quadrilha e o Congresso lembra a inesquecível 5ª série C.


Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Operação gambiarra

Canetada