Um tribunal muito louco

 


Na comédia de 1986 Soul Man (pessimamente traduzido para ‘Uma escola muito louca’), o protagonista “se torna negro” para entrar para  a faculdade. Isso já foi feito, na vida real, para aproveitar o sistema de cotas. Pois, o subterfúgio, que sempre foi imoral e vergonhoso, está empurrando Flávio Dino para a mais alta corte brasileira, o STF (Supremo Tribunal Federal).


Entretanto, diferentemente do filme, Dino não rouba a vaga de um negro; ele ocupa a vaga de alguém honesto. Mas o ministro não mudou sua cor (etnia), que sempre declarou ser branca. Tentando encaixar o comunista em alguma minoria, para encerrar a controvérsia e o debate, a ‘Folha de São Paulo’ jogou o “coringa” identitário.


O comunista do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) está se dedicando para compôr a Corte. Por ser um mentiroso notório, Flávio Dino não poupou esforços e acendeu uma vela pra Deus e outra pro Cão. Por falar em Deus, pelas manifestações públicas de religiosidade fugáz, fica claro que sua fé é de ocasião, descartável, não um caminho para se redimir dos pecados. Resumindo: ele se preocupa em ostentar uma “cartilha” cristã, esperando obter seus dividendos.


Debochado e desrespeitoso, o ministro abusou de diversas justificativas obviamente inventadas para não comparecer em investigações dos parlamentares. E é justamente dos senadores que Dino precisa. Como não existe amizade com muitos, e a pressão popular pesa contra, a bajulação e a ameaça devem ser as moedas de troca.


O ministro, segundo opiniões, possui notório saber jurídico; no entanto, segundo sua conduta, não tem reputação ilibada, portanto, não preenche todos os pré-requisitos necessários para o STF. Mesmo contando com a antipatia quase geral, o ministro da Justiça está na iminência de assumir o poder supremo.


Esse é outro exemplo de mau uso do poder. Toda a autoridade que ele exerce foi concedida através de um papel; portanto, como não é congênita, tem que ser ostentada. O que era para ser respeito é medo. Essa personalidade fornece um latifúndio para a Psicologia explorar.


Como um juiz de futebol, Dino foi vaiado antes da partida começar.



🔹 O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém.

(William Shakespeare)


Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra