Negócios da China



O chanceler russo, Sergey Lavrov, desembarcou aqui, para um périplo que inclui a Venezuela, Nicarágua e Cuba.  Demonstrando o total desprestígio pelo sujeito que tomou o poder em Brasília, o chanceler saiu do avião trajando uma roupa de quem vai correr no Ibirapuera. Realmente, a autoridade internacional dava a entender que receberia uma tocha olímpica e sairia trotando.


O papagaio do Putin, digo, Lula está mostrando ao mundo como age um legítimo pária internacional: tenta agradar a “todes”, digo, todos, mas desagrada a todo mundo. Essa tática funciona aqui, quando ele consegue enganar trabalhadores e empresários falando o que querem ouvir.


Mais uma vez, Lula falou da guerra entre Rússia e Ucrânia com uma simplicidade constrangedora. Entretanto, o que me chamou a atenção foi a insistência que repetiu a palavra “paz”. Saindo de sua boca, o termo é, já conhecemos bem, vazio. No entanto, isso é um claro aceno à ONU (Organização das Nações Unidas), que contempla gestos, ao invés de ações.


Em mais um jeito simplificado de enxergar o mundo, Lula sugeriu trocar a “moeda mundial”: por que o dólar? Rapidamente, eu lamentei não possuir mais meu dinheirinho do ‘Banco Imobiliário”. Eu sempre desconfiei que meus esforços em cada notinha de 100 e 500 que furtei não seria em vão. Contudo (ou com nada), não disponho mais daquele terreno na avenida Faria Lima, das casinhas do Brooklin, do hotel em Copacabana e da companhia de táxi aéreo. 


Estaleca, cartoleta, bitcoin, raspadinha, Carnê do Baú, cartelas do Papa Tudo e Tele Sena vencidas, com o raciocínio tacanho do sindicalista, faz sentido juntar todas as modalidades de tranqueiras monetárias. Ao menos a carta “saída livre da prisão” poderá ser muito útil. Por enquanto, acho que a carta é “revés”.


As declarações de Lula deram uma espécie de “start” para um rearranjo geopolítico. O chanceler russo correu para sua turnê sul e centro-americana. Ele desembarcou vestido duma maneira que eu não teria coragem de viajar até Campinas. No entanto, parece que alguém o encontrou num boteco e chamou para “dar um pulo” no Brasil. Essa pressa pode revelar muito.




Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra