quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Picolé de Chuchu

 


É fĂĄcil nĂŁo gostar do Lula. Tenho mantido essa prĂĄtica em dia. Convenhamos, ele Ă© uma usina funcionando 24 horas por dia fornecendo matĂ©ria-prima de Ăłtima qualidade para espinafrĂĄ-lo. Entretanto, ele deu um golpe de mestre ao atrair seu inimigo, Geraldo Alckmin, para perto e, assim, anulĂĄ-lo.


Lula aplica princĂ­pios da “Arte da Guerra”, talvez por intuição, jĂĄ que hĂĄ uma desconfiança, atĂ© confissĂŁo, de que ali nĂŁo existem arroubos literĂĄrios. Mas, gastando munição Ă  toa, chamando Alckmin de fascista, nazista e neoliberal, Lula nĂŁo havia sido tĂŁo eficaz quanto agora que induz GegĂȘ a cantar a Internacional Socialista.


Como num filme de exorcismo, que o “coisa-ruim” engana fazendo uma vozinha doce de criança ou de mulher, Lula fez o papel de amigĂŁo do ex-governador de SĂŁo Paulo, que caiu no golpe. Lula atraiu a sua presa para uma morte polĂ­tica lenta e dolorosa. Assim, o eterno “PicolĂ© de Chuchu” estĂĄ alegre achando que faz parte da turma, enquanto Ă© devorado vivo.


Alckmin jĂĄ foi flagrado em situaçÔes embaraçosas, como: cantar, como se fosse o Hino Nacional Brasileiro, a Internacional Socialista; num comĂ­cio gritou “Lula, Lula”; no mesmo comĂ­cio, imitou GetĂșlio Vargas com um populista “trabalhadores do Brasil”; foi obrigado a sentar ao lado de terroristas e ditadores; e, no ĂĄpice da anulação explĂ­cita, teve suas atribuiçÔes de vice-presidente usurpadas pela primeira-dama Janja. Com sua postura pusilĂąnime e a coleção de micos pĂșblicos, Ă© difĂ­cil acreditar que Geraldo Alckmin seja levado a sĂ©rio sequer na mesa de jantar.


Lula ganhou nas duas pontas: tirou o governador “hors concours” — a direita permitida, sem concorrĂȘncia — de SĂŁo Paulo e finge que Ă© amigĂŁo de um “peessedebista”. GĂȘnio!






đŸ”č “Se vocĂȘ conhece o inimigo e conhece a si mesmo, nĂŁo precisa temer o resultado de 100 batalhas. 


Se vocĂȘ se conhece, mas nĂŁo conhece o inimigo, para cada vitĂłria sofrerĂĄ tambĂ©m uma derrota.


Se vocĂȘ nĂŁo conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderĂĄ todas as batalhas.”


(Sun Tzu)

Postagem em destaque

A vanguarda do atraso

  JĂĄ era esperado que Lula e seus amigos atrasassem um pouquinho mais algum progresso do PaĂ­s. Mas ele inovou. NĂŁo podemos negar que suas p...