Oxímoro ou novilíngua?

 



Acabou a temporada da Gaviões da Fiel e da Mancha Verde, torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, respectivamente, brincarem de antifascistas. A máscara enganou aqueles que sempre foram críticos a esses grupos, mas se sentiram contemplados com a hipócrita e oportunista sinalização de virtude. Durou pouco, porque socos, chutes, pedras e barras de ferro insistem em manifestar o caráter beligerante dessas torcidas. A emboscada foi feita, claro, com muita democracia.


Pois as duas torcidas encontraram um panorama favorável para ganhar a simpatia da suposta opinião especializada e isenta (jornalistas) e grande parte da opinião pública. Conseguiram. Ideologicamente, jornalistas principalmente, sentiram-se representados e fingiram que havia virtude na ação. Alguns jornalistas, principalmente esportivos, sempre foram peremptoriamente críticos quanto a atuação, inclusive existência, das torcidas organizadas. A crítica deles perdeu impacto, eles perderam credibilidade.


Esses grupos, que se autodenominam antifascistas, usam métodos fascistas para se manifestar. Acreditar neles é deixar ser enganado. 


“Arbeit macht frei”. A frase em Alemão significa: “O trabalho liberta”. Esta frase estava escrita na portaria dos campos de concentração. Desta maneira, os judeus chegavam em lugares como o campo de Auschwitz. O restante da história já conhecemos.


Historicamente, as torcidas organizadas viram uma oportunidade e posaram de antifascistas. Normal. O incrível é “comprarem” essa redenção falsa. As mais recentes notícias evidenciaram qual é a razão da existência dessas torcidas.


Oxímoro é a figura de linguagem que utiliza, na mesma frase, palavras de sentidos opostos, paradoxais. No livro ‘1984’, George Orwell descreveu uma sociedade distópica, onde as frases eram paradoxais. Exemplos: guerra é paz e liberdade é escravidão. Estrategicamente, Lula afirmou: Na Venezuela tem democracia em excesso.


Nenhuma ditadura começa com repressão. Não por acaso, com um pouco de atenção e vontade de não se deixar enganar, devemos ficar atentos quando figuras pouco, ou nada, confiáveis repetem a palavra “democracia” e suas variantes.



Você pode enganar algumas pessoas por muito tempo; você pode enganar muitas pessoas por pouco tempo; mas não consegue enganar todos todo o tempo.


(Paráfrase de texto atribuído a Abraham Lincoln)

Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra