Título não publicado devido a autocensura

 



É estranho dizer isto, mas, em 2023, meu pai estaria ouvindo a ganhadora do Grammy (revelação). Ele, de cara, menosprezaria o prêmio, sabendo que a Anitta era uma das indicadas. Entretanto, depois de convencido a conhecer a vencedora, ele admitiria que para vencer o Grammy é necessário cantar, e que Samara Joy venceu fazendo, vejam só, apenas isso!


Já Anitta teve mais, digamos, trabalho... No seu clipe, a cantora simulou sexo oral — a cena do clipe e a derrota no prêmio musical inspiraram um título sugestivo, porém de mau gosto, então descartei a ideia e titulei o texto com outra ideia.


O sucesso da brasileira é medido em “views”, cliques e execuções em “streamings”. Essa volúpia, convertida em visualizações, pode justificadamente ser impulsionada por adolescentes com os hormônios em ebulição. Samara Joy não, a cantora apenas... canta.


Anitta é, merecidamente, reconhecida por impulsionar com competência sua própria carreira. Justíssimo. Por isso, admito: Anitta como cantora é uma ótima empresária.


A cantora americana, por sua vez, canta como antigamente: jazz. Por ser anacrônico, o estilo agradaria meu pai. Contudo, o que estimularia eu recomendá-la seria apenas o bom gosto musical. 


Certamente, os mais antigos rechaçavam a música “do meu tempo”, então, a tendência é eu encarar o que é feito hoje com o mesmo estranhamento. No entanto, a mesma estratégia da Anitta já foi explorada em outros tempos. Porém, sem as mídias sociais, o sucesso do subterfúgio não era tangível. Samara Joy surpreendeu ao vencer em um ambiente tão hostil e numa época tão desfavorável. Se o sucesso de um músico fosse mensurável pelas cópias de discos vendidos (como era), em vez dos “views”, cliques e quantidade de seguidores, o resultado seria outro.


Após a premiação, a cantora americana passou a ser ofendida virtualmente, numa modalidade de “gabinete do ódio”, pelos fãs de Anitta. Sua resposta foi segui-la nas redes sociais (ou antissociais).


A funkeira conquistou, pelo menos, algo: a seguidora ilustre Samara Joy.


Postagens mais visitadas deste blog

Inseto Insípido - Letra: Rafael da Silva Claro (1996) ▪️

Canetada

Operação gambiarra