quarta-feira, 31 de julho de 2024

🔵 O comício raiz

 


Orestes Quércia não era o candidato favorito. Porém, aquele sujeito, que cumprimentava a velha guarda de Avaré como um político do interior, estava fazendo a campanha que o levaria ao Palácio dos Bandeirantes.


Confirmando o meu interesse incomum, aquele passeio dificilmente faria outro moleque de 11 anos abandonar seus brinquedos. Mas meu pai, sabendo do gosto heterodoxo (para não dizer de mau-gosto), me chamou para ver Quércia mentindo.


Em 1986, eu já tinha mais medo do dragão da inflação do que de monstro embaixo da cama, então, eu já sabia o que significava a indestrutível hiperinflação da “década perdida”, que consumia minhas desvalorizadas moedinhas.


No caminho interiorano, um cenário composto por praça, coreto e igreja; na plateia, lógico, havia um bêbado que apoiava o candidato em tudo, e um cão cor de caramelo à procura de algum pedaço de carne.


O palanque modesto sustentava o político Almino Afonso e a atriz Ruth Escobar, a única pessoa famosa ali. Havia também outros políticos, dentre eles, um antigo candidato a prefeito de São Paulo, que perdeu para Jânio Quadros. 


Orestes Quércia prometia melhorias, moralização na política e priorizava uma porção de coisas. Aquele blá-blá-blá que só enganaria uma criança. Ledo engano, depois, tive certeza. Ele conseguiu engrupir um número suficiente de pessoas no estado, que o elegeram governador. Portanto, naquela noite, dedo em riste e voz firme, peremptoriamente, ele deve ter convencido parte da plateia.


Naquele palanque, o “papagaio-de-pirata” e correligionário de Orestes Quércia, era o futuro ministro da Economia, que acabou com a hiperinflação, e presidente Fernando Henrique Cardoso.

Postagem em destaque

A culpa é deles, eles põem em quem quiserem

  Os governos esquerdistas tentam contabilizar realizações. Justo. Mas fazem isso, mesmo com resultados positivos de terceiros. Com esse co...