sábado, 31 de agosto de 2024

República Popular Democrática do Xandaquistão

 


Elon Musk (dono do ‘X’) e Alexandre de Moraes (ministro do STF - Supremo Tribunal Federal) estão jogando um “xadrez”. Trata-se de alguém com muito dinheiro e poder contra outro com um poder que durará enquanto durar o cargo público e um ordenado bom, mas que é suficiente “só” para garantir algum conforto e pagar as contas. Ou seja, não se compara com quem dá ré em foguete e tem contrato com a NASA.


Alexandre está “comprando” o discurso de que Elon Musk é um riquinho mimado; no entanto, ele é muito importante para os Estados Unidos e representa muitos interesses. De modo que a coisa foi longe demais. Moraes está brincando de ‘War’ (joguinho de tabuleiro); Musk brinca como um gato com um ratinho; o bilionário pode perguntar para Moraes, sem parecer um “coroné” blefando: “Você sabe com quem tá falando?”.


O ‘X’ (ex-Twitter) está sendo expulso do País. Poderia ser surpreendente, mas já era esperado que muitos defendessem a atitude de Alexandre (banir o ‘X’). Como esperado, muitos dos que defenderam o extermínio dos adversários políticos se deleitaram com a censura suprema. Os que tentaram justificar o apoio ao “lado negro da força” (a censura de Alexandre de Moraes) usaram o argumento dá toxicidade da rede social.


O ‘X’ é chamado de “Cracolândia”. A comparação sempre foi associada ao teor tóxico dos textos. Contudo, fazendo uma comparação com a dificuldade de largar as drogas mesmo sabendo dos malefícios, estas mesmas pessoas usaram o ‘X’ para comemorar o iminente banimento do ‘X’. Isso pode ser uma poderosa dependência, uma manifestação de esquizofrenia ou simplesmente burrice. 


Sabendo a origem do apoio à proibição, a minha terceira hipótese ganha força. A turma pró-censura só não configura o legítimo conflito de gerações porque isso tem uma amplitude que envolve várias idades. Esse fenômeno também encontra explicação na cegueira ideológica que “obriga” os sequestrados intelectualmente a se posicionarem de um dos lados desse “Fla-Flu”. 


Lula queria regular as redes sociais. Alexandre está fazendo mais, banindo. Lula é o maior beneficiário disso. As coisas... acontecem. Amigo é pra essas coisas.



🔹 “O governo e a censura sempre andaram de mãos dadas, pois algo que ele mais teme é o pensamento crítico”

(Anônimo)


🔹 “Aquele que apoia a censura é como a ovelha se entregando para o lobo”

(Anônimo)



Em tempo: por preguiça, acho, resolvi manter o texto que eu havia escrito quando o ‘X’ foi banido. Porém, por uma milagrosa prudência, o ministro voltou atrás em partes — na verdade, algum colega ou o Capitão Nascimento da vida real deve ter aconselhado: vai dar m...


No fim, essa manobra desastrosa serviu para saber como eclodem, de todas as partes, os seguidores de ditadores.



Postagem em destaque

A culpa é deles, eles põem em quem quiserem

  Os governos esquerdistas tentam contabilizar realizações. Justo. Mas fazem isso, mesmo com resultados positivos de terceiros. Com esse co...